Pronatec Comunicações

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.  É coordenado pelo Ministério da Educação e tem parceria com diversos órgãos, como o Ministério das Comunicações. O Pronatec envolve uma série de iniciativas, entre as quais se destaca a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos (duração mínima de um ano) e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional (duração mínima de dois meses).

O Ministério das Comunicações aderiu ao Pronatec para atender a necessidade de formação de mão-de-obra especializada para a manutenção e expansão de programas estratégicos na área das comunicações. O objetivo é formar profissionais aptos para acompanhar o expressivo crescimento que o setor tem vivido nos últimos anos. Em 2012, o número de acessos à internet de banda larga fixa e móvel cresceu 33%, saltando de 59 milhões para 79 milhões. O número de telefones celulares cresceu 23%. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2012 a população brasileira já contava com 248 milhões de assinantes de telefonia celular.

Além desse crescimento de mercado, a demanda por novos profissionais para atuarem no setor tem aumentado também por conta da implantação de vários programas do Ministério das Comunicações, como as Cidades Digitais, o Programa Nacional de Banda Larga e a TV digital. Para organizar essa demanda, o Pronatec Comunicações está dividido em quatro grandes áreas: telecomunicações, inclusão digital, radiodifusão e conteúdos digitais criativos.

Para visualizar os cursos disponíveis em seu município, clique aqui.

 

Quem é quem no Pronatec Comunicações

Ministério da Educação: Coordenador nacional do Pronatec, é responsável por financiar diretamente os cursos às instituições ofertantes. Também monitora a pré-matrícula, matrícula, frequência e conclusão dos cursos. 

Ministério das Comunicações: Responsável por mapear, junto aos gestores locais, as demandas por mão-de-obra especializada na área de telecom, radiodifusão, inclusão digital e conteúdos digitais criativos. Também estabelece parcerias com o setor público e privado para garantir que os profissionais qualificados pelo Pronatec Comunicações sejam inseridos no mercado de trabalho.

Gestores locais: Estados, prefeituras, empresas do setor e a Federação Brasileira de Telecomunicações. São responsáveis por definir junto com o ministério quais cursos serão demandados junto às instituições ofertantes, bem como o número de vagas. A negociação com as instituições onde os cursos serão oferecidos também é feita pelos gestores locais, que atuam, além disso, na divulgação e mobilização do público-alvo. 

Instituições ofertantes: Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além das instituições do chamado Sistema “S” – SENAC, SENAI, SENAR e SENAT.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.