Inclusão Digital para Juventude Rural

O projeto Inclusão Digital para Juventude Rural, uma parceria da SID com a Secretaria da Juventude da Presidência da República, foi lançado por meio da Chamada Pública nº 01/2011 e selecionou 38 projetos de Extensão de Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia orientados à inclusão digital para jovens das áreas rurais.

Os projetos são ações que atendem as diversas dimensões da inclusão digital com a proposta de fortalecer a institucionalização das políticas públicas de inclusão social. Cada um deles recebeu até R$ 200 mil, por meio de destaque orçamentário, para o custeio de despesas, equipamento e materiais permanentes, bolsas-auxílio aos estudantes, serviços de pessoas físicas ou jurídicas e material de consumo. A duração de cada projeto é de 16 meses, a partir do recebimento dos recursos.

Os acordos de cooperação junto aos proponentes aprovados foram divulgados no Diário Oficial da União no dia 8 de fevereiro de 2012.

Objetivos dos projetos:

  • Formar e capacitar a juventude rural no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), respeitando a diversidade cultural e regional;
  • Qualificar e ampliar o número de conexões e equipamentos para o acesso à internet em áreas rurais e remotas;
  • Ampliar o acesso aos serviços públicos e às ações de cidadania nas áreas rurais e remotas;
  • Estimular a atuação pautada na cidadania e na função social da educação superior.

Além disso, os representantes dos projetos puderam solicitar conexão de internet para espaços ainda conectados onde desenvolverão as suas atividades.

Os projetos atendem três linhas temáticas:

·         TICs direcionadas à educação no campo

Capacitar professores e professoras das escolas públicas de áreas rurais no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, respeitando as dimensões sociais, culturais e étnicas.

·         TICs direcionadas à gestão e comercialização da produção na agricultura familiar

Apoiar a profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar [,] ampliando as capacidades da juventude no campo através das TICs direcionadas às melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar.

·         TICs direcionadas à comunicação digital nas áreas rurais

Formar jovens do campo em diferentes linguagens e técnicas na área da comunicação digital, para que atuem como produtores e multiplicadores de informações e representações locais.

Dos 38 projetos que assinaram o Acordo, 31 são coordenados por Universidades Federais e sete por IFs.  A duração de cada projeto é de 16 meses, a partir do recebimento dos recursos.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.