Reabertura da implementação de bolsas

Brasília, 06 de fevereiro de 2013.

Prezadas Entidades Proponentes,

Informamos que, após um período de suspensão da implementação de bolsas para monitores do Programa Telecentros.BR, estamos reabrindo a indicação de novos bolsistas para a formação em 2013-2014.

Algumas mudanças estão em curso nessa retomada. Uma alteração importante é que teremos apenas duas entradas de monitores bolsistas na formação. A primeira entrada será com as turmas que iniciam em abril e a segunda em uma data a ser definida para o segundo semestre de 2013.

Assim, para garantir a entrada dos bolsistas nessa primeira turma de abril, o Sistema do CNPq − Plataforma Carlos Chagas − estará aberto a partir de 07 de fevereiro até 05 de abril para implementação de novas bolsas. Como as atividades formativas se iniciarão em abril de 2013, a vigência das bolsas cadastradas pelos coordenadores deverá ser de 01/04/2013 a 31/03/2014, independente da indicação ter sido feita em fevereiro, março ou abril. A indicação correta da vigência é importante para a sincronia entre o recebimento da bolsa e a participação dos monitores nos processos formativos.

Tanto a indicação feita pelo coordenador de bolsa quanto o aceite feito pelo monitor na Plataforma Carlos Chagas devem acontecer impreterivelmente até o dia 05 de abril de 2013. Após essa data, o ingresso de novas turmas acontecerá somente no segundo semestre do ano.

O telecentro que já teve monitores bolsistas que se desligaram do Programa podem receber um(a) novo(a) jovem, seguindo as orientações do Guia de Seleção de Bolsistas. Se necessário, os Coordenadores de Bolsas devem adequar o saldo das suas cotas de bolsistas a implementar, conforme resultado da mais recente pactuação entre as proponentes do Programa e o Ministério das Comunicações.

Lembramos que, de acordo com a Portaria Nº 16, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2012 que estabelece diretrizes e normas para a execução do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR, Art.12§ 2º “A desistência da entidade proponente descrita no caput poderá acarretar no cancelamento dos serviços, bolsas ou formação oferecidos pelo Programa nos telecentros indicados no instrumento de adesão.” Ou seja, apenas as Instituições Proponentes que assinarem o Acordo de Cooperação Técnica poderão indicar monitores bolsistas, já que com as demais não temos instrumento jurídico vigente.

Assim, estabelecemos como data limite para assinatura dos Acordos, em função do cronograma de formação, dia 28 de fevereiro de 2013. Após essa data as Instituições que não tiveram Acordos vigentes com o MC serão descredenciadas do Programa.

Por fim, convidamos os Coordenadores de Formação para uma reunião que acontecerá dia 22 de março, às 10:00 hs, no Auditório do Ministério das Comunicações, com o intuito de dialogar sobre aspectos diversos da Formação no Programa Telecentros.BR. Na pauta: estratégias para uma partilha constante de informações, conteúdos essenciais dos processos formativos, estrutura do curso de gestão de telecentros, entre outros. Aqueles(as) que não puderem vir a Brasília poderão participar online. Em breve divulgaremos o site usado para a transmissão do evento e como contribuir no chat.

Estamos à disposição para mais esclarecimentos, no e-mail e pelo telefone (61) 3311 6144, com Amanda Marinho. E mais uma vez agradecemos pela disposição e parceria.

Coordenação-Executiva do Programa Telecentros.BR
Secretaria de Inclusão Digital - Ministério das Comunicações

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.