Projeto Cidades Digitais é tema de roda de conversa na Rio+20

Rio de Janeiro, 21/06/2012 – A “Roda de Conversa” desta quarta-feira, 20, promovida pela Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom na Rio+20, tratou sobre o projeto Cidades Digitais. As rodas de conversas estão ocorrendo desde a semana passada, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

O moderador foi Américo Bernardes, diretor do Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom. Ele ressaltou que o conceito de software como bem público é muito importante e, por isso, a intenção do governo é informatizar 100% dos órgãos públicos do país. Além disso, ressalta que o direito à informação é hoje considerado um direito básico, uma condição fundamental para o empoderamento das populações e a realização mais plena dos direitos.

americoÀ direita, o diretor do Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, Américo Bernardes, ao lado do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino de Souza. (Foto: Tiago Freitas/Cara Preta Comunicação)

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino de Souza, um dos debatedores da roda de conversa, falou sobre o Software Público Brasileiro (SPB). Atualmente, o Portal Do Software Público Brasileiro, criado em 2007, já possui mais de 130 mil usuários cadastrados e faz parte do programa de Governo Eletrônico do Governo Federal. “A ideia de desenvolvimento de um software público é compartilhada por 18 países íbero-americanos por meio de uma parceiria com o PNUD”, disse o secretário.

Segundo Delfino, os grandes desafios deste projeto são fortalecer o conceito e a imagem do software público no Brasil. As vantagens são muitas: possibilita a economia de recursos públicos, é uma ferramenta tecnologicamente sustentável e incentiva o trabalho colaborativo. “Atualmente, já existem soluções para 100% das necessidades de gestão dos municípios brasileiros e qualquer órgão que queira implementar o SPB pode fazê-lo pela própria prefeitura, por meio de associações, de universidades ou de fornecedores”, disse.

Também participaram da roda de conversa Franklin Coelho, secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; e Rodrigo Firmino, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.