O planejamento estratégico do Ministério das Comunicações é utilizado como ferramenta central de gestão e monitoramento de suas ações, tendo como finalidade:
COMUNICAR - informar o que o Ministério e suas unidades se propõem a fazer, para quem e por quê.
PRIORIZAR - identificar, dentre diversas ações, aquelas que são estratégicas para o melhor cumprimento da missão e alcance da visão.
ORGANIZAR - concatenar as ações para o alcance de objetivos, e associá-las a temas comuns, permitindo uma melhor compreensão do papel do Ministério e de suas unidades.
MONITORAR - registrar o que deve ser feito, tornando mais fácil o acompanhamento da evolução das ações e o conhecimento sobre a programação de trabalho das equipes envolvidas.
AVALIAR - com base nos registros é possível avaliar a aderência das ações aos objetivos e ao contexto, e conhecer os esforços e os limites da equipe envolvida em sua realização.
CORRIGIR - havendo uma avaliação sobre as ações, é possível propor mudanças de estratégia e soluções para problemas.
O planejamento estratégico traz as metas prioritárias do Ministério das Comunicações para o período de 2011 a 2015 e contempla programas e projetos do ministério. Em razão dessa abrangência, o planejamento estratégico está presente no trabalho diário dos servidores.
Ao estabelecer as metas prioritárias do Ministério das Comunicações, o plano se torna também um instrumento de comunicação com a sociedade brasileira e com prestadores de serviço do setor de comunicações. Tudo isso reforça os mecanismos de transparência e eficiência da gestão pública.
Matriz do Planejamento Estratégico do Ministério das Comunicações 2012 (.xls -88 KB)
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000