Nova secretaria vai centralizar infraestrutura dos programas de inclusão digital

Minicom será responsável pela conexão dos programas e pelo fornecimento de equipamentosOuça a entrevista.

Repórter: O Ministério das Comunicações vai contar com uma secretaria de inclusão digital para coordenar os programas federais de conexão e apoio aos pontos públicos de acesso à internet.

O objetivo é centralizar a conexão e a distribuição de equipamentos aos projetos de vários ministérios. Para isso, serão concentradas nessa secretaria, iniciativas que já vem sendo executadas pelo Ministério das Comunicações, como explica a chefe de gabinete da secretaria-executiva, Elisa Peixoto:

Elisa Peixoto – Os três grandes exemplos que hoje são coordenados por essas três áreas é, na área da coordenação geral de projetos especiais, o Telecentros Comunitários, da área de inclusão digital da Secretaria de Telecomunicações, o Gesac vai para essa nova secretaria e também vêm do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão dois projetos, o Telecentros.BR e o Computadores para Inclusão, que é um projeto de reciclagem de computadores. A nossa intenção maior é que toda a parte de fornecimento de infraestrutura seja feita pelo Ministério das Comunicações. Por infraestrutura, eu me refiro tanto à conectividade como a equipamentos.

Repórter: O Gesac conecta hoje mais de dez mil pontos de acesso, enquanto a coordenação de projetos especiais é responsável pela doação de kits de mobiliário e equipamentos de informática a telecentros e bibliotecas públicas, por exemplo.

A criação da secretaria de inclusão digital está na proposta de decreto para reestruturação do Ministério, que está em fase final de elaboração.

De Brasília, João Eduardo Sena.
Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.