Projetos financiados pelo Funttel incrementam interatividade na TV Digital

Ouça a matéria completa

Nos últimos cinco anos, foram R$ 46 milhões em pesquisas sobre aplicativos interativos

Repórter: Quarenta e seis milhões de reais em pesquisas para tornar o celular, a TV e a internet interativos. Os recursos foram destinados pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, o Funttel, de 2005 até o ano passado. Um exemplo da aplicação desses recursos está no CPqD, centro de pesquisas com excelência reconhecida em todo o país. Um dos projetos da entidade recebeu dezesseis milhões e setecentos mil reais. Na pesquisa, estão sendo desenvolvidos aplicativos que podem permitir a interatividade nos serviços de governo eletrônico. Um exemplo: marcação de consultas ou acesso a dados da Previdência Social pela TV. Tudo mirando a inclusão digital, como ressalta o Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, Laerte Cleto.


Laerte Cleto, Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia: A interatividade na TV Digital foi pensada justamente para prover acesso a conteúdos digitais mais sofisticados com interatividade para grande parte da população. Reside aí a importância disso, como um instrumento para a inclusão digital.

Repórter:  Além da interatividade, os recursos do Funttel também foram destinados, nos últimos cinco anos, a outros aspectos da TV Digital para aperfeiçoar o padrão nipo-brasileiro. Ao todo, as pesquisas em TV Digital consumiram R$ 76 milhões de reais do Funttel.

 

De Brasília, Andréa Xavier

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.