Brasília pode ser primeira capital digital na América Latina

Ouça a matéria completa

Repórter: O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, se sentaram à mesa de discussões nesta quarta-feira para reunir ideias e começar a tirar do papel um objetivo: tornar Brasília a primeira capital da América Latina totalmente interligada por internet em alta velocidade. A ideia é usar a rede de fibras ópticas do governo federal integrada aos cabos de empresas públicas da capital do país. É o caso da Companhia Energética de Brasília, a CEB, que tem uma rede própria. O ministro Paulo Bernardo destacou que a parceria pode diminuir custos e aumentar os ganhos para a cidade e para o Brasil. Um projeto piloto seria implantado em uma das cidades-satélites do Distrito Federal e, depois, estendido a toda capital. Com o apoio do Ministério das Comunicações, o objetivo do governador é implantar a proposta em dois anos. Até porque Brasília será uma das sedes dos jogos da Copa de 2014. Agnelo Queiroz ressalta a importância do projeto.

Governador do DF, Agnelo Queiroz: Vamos trabalhar com várias áreas para fazer essa grande revolução na parte de internet com banda larga possibilitando um acesso facilitado à nossa população e integrando todos os serviços públicos através da internet.

Repórter: Técnicos do Minicom e do governo do Distrito Federal vão ter novas reuniões para discutir detalhes da proposta. Segundo Agnelo Queiroz, o Distrito Federal tem R$ 27 milhões reservados no orçamento da União para projetos de banda larga.

De Brasília, Andréa Xavier
Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.