Repórter: O crescimento da economia brasileira no ano passado deixou satisfeito o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. De acordo com o IBGE, o produto interno bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo País, teve expansão de sete e meio por cento em 2010. É o resultado mais alto desde 1986. Bernardo foi enfático ao falar sobre o assunto.
Ministro Paulo Bernardo: Eu considero que foi um resultado extraordinariamente positivo. Dessa vez, foi um “Pibão” mesmo.
Repórter: Na visão do ministro, o crescimento da economia brasileira é consequência da política econômica adotada nos últimos anos. Bernardo lembra que o governo procurou impulsionar os investimentos e aquecer o mercado interno, incluindo famílias de renda mais baixa na economia. Para o ministro das Comunicações, o PIB de 2011 não deve ser tão alto, já que o governo está de olho na inflação. Mas, ainda assim, o Brasil deve continuar crescendo.
Ministro Paulo Bernardo: O governo está adotando medidas para esfriar um pouco a economia. Então, claro que isso vai ter efeito. Não achamos que vai repetir, em 2011, o crescimento de 7,5%. Mas eu estou achando que nós podemos ficar na faixa dos 5%, o que vai ser um resultado muito positivo. Se a gente mantiver nos próximos anos essa média, o Brasil vai cumprir a previsão que está colocada aí internacionalmente de ser a quinta maior economia.
Repórter: O PIB de 2010 foi de R$ 3,6 trilhões. Na visão do ministro, em 2011, o valor deve ultrapassar a casa R$ 4 trilhões.
De Brasília, Andréa Xavier
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000