Programa brasileiro de exportações pela rede postal vai se transformar em referência internacional

Ouça a matéria completa

Repórter: Um projeto implementado pelo Ministério das Comunicações vai virar modelo para o mundo todo. O programa de exportações usando os serviços postais é pioneiro. Foi desenvolvido pelo Brasil há onze anos e já chegou a seis países da América do Sul. Agora, os detalhes técnicos do programa, um passo a passo para que ele saia do papel vão ser reunidos em documentos que devem guiar nações de outros continentes a usarem a rede postal para vender seus produtos no mercado externo. No mês de maio, o Brasil e a União Postal Universal, agência das Unidas que trata do assunto, vão assinar um memorando para concretizar a proposta e reconhecer o Exporta Fácil como referência. O programa reduz a burocracia e diminui os custos de embarque na hora de remeter produtos brasileiros para fora do país. A coordenadora do projeto de exportações por envios postais, Rose Mary Antunes, dá a dimensão que o programa pode atingir.

Rose Mary Antunes, coordenadora do programa de exportações por envios postais:
Nós temos a oportunidade de montar uma cadeia de logística internacional utilizando o setor postal como facilitador das exportações da micro e pequena empresa. E é um bom exemplo de como o Brasil pode atuar no cenário internacional, fazendo o processo de cooperação de forma exitosa, de forma solidária, apoiando o desenvolvimento de setores produtivos de outros países e incentivando a implantação de políticas públicas de inclusão.

Repórter: A ideia é que os técnicos do MiniCom elaborem duas ferramentas: um guia com as indicações técnicas para tornar o Exporta Fácil realidade em outros países e um manual com informações estratégicas para os governos interessados. Além disso, um curso de capacitação deve ser realizado pelo Brasil para treinar os interessados.

De Brasília, Andréa Xavier

 

 

 

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.