Empresa Brasileira de Correios completa 42 anos no domingo
Ouça aqui a matéria completaRepórter: Para entregar correspondências em todo o País, os 55 mil carteiros dos Correios andam, por dia, o equivalente a 280 mil quilômetros, quase sete voltas no planeta terra. São números como estes que demonstram o tamanho da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Brasil. A estatal completa 42 anos neste domingo, 20 de março. E tenta aliar a velha imagem do carteiro entregando cartas de porta em porta à modernidade do comércio eletrônico, dos serviços bancários e das exportações simplificadas. São cerca de 35 milhões de correspondências e encomendas a cada dia. Para dar conta do recado, os Correios vão, inclusive, fazer concurso público para contratar mais nove mil servidores, que vão integrar o atual quadro de funcionários, formado por 110 mil pessoas. É a estatal que chega ao cidadão, mas, para que ela funcione, é o Ministério das Comunicações que traça as diretrizes. A Subsecretária de Serviços Postais do MiniCom, Luciana Pontes, ressalta a importância da rede de Correios no Brasil, especialmente para quem vive nas regiões mais distantes.
Luciana Pontes, Subsecretária de Serviços Postais: O Correio desempenha um papel estratégico para o governo federal na medida em que ele é um instrumento de distribuição de políticas públicas para todo o País. Ele permite uma integração das localidades mais distantes com as instituições públicas que, muitas vezes, não têm presença nos lugares mais remotos.
Repórter: Os 42 anos de existência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos correspondem a apenas uma parte da história dos serviços postais no Brasil. A história dos Correios remonta à época do Império. Tanto é que, em 2013, os serviços postais no País completam 350 anos.
De Brasília, Andréa Xavier