Secretário Nelson Fujimoto diz que PNBL também pretende incentivar indústria brasilieira de TI

Ouça a matéria completa

 

Repórter: Além de oferecer internet em alta velocidade a preços mais baixos, o Programa Nacional de Banda Larga pretende estimular a indústria brasileira a produzir equipamentos nacionais de tecnologia da informação. A meta foi exposta nesta quinta-feira pelo Secretário de Telecomunicações do MiniCom, Nelson Fujimoto. Ele participou do Fórum de Inclusão Digital, da Dataprev, empresa de Tecnologia da Previdência Social. De acordo com o secretário, hoje, metade dos aparelhos do setor de Telecomunicações no Brasil vem da China. O governo, segundo ele, já reduziu impostos para a produção de modens e computadores. E ainda tem planos para diminuir também a carga tributária de outros aparelhos, como os tablets. Para impulsionar o programa de banda larga, secretário também frisou, durante a palestra, a importância de unir a realização de obras públicas à instalação de infraestrutura para internet. De acordo com Fujimoto, a implantação de redes de fibra óptica pode ser mais veloz e mais barata se for feita em conjunto com outras construções, como a de uma rodovia ou ferrovia.  

Nelson Fujimoto, secretário de Telecomunicações: Para vocês terem uma ideia, um levantamento dos nossos engenheiros sobre custo mostra que, no caso de uma rodovia, se você estiver fazendo a obra e já lançando a fibra, o custo da fibra óptica no total da obra é de 1%. Se você fizer isso depois, esse custo será de 10%. Então, é evidente que nós temos que avançar em questões como essa.

Repórter: Um outro eixo do governo no Programa Nacional de Banda Larga é preparar as prefeituras para que as cidades menores, com cerca de vinte mil habitantes, também tenham internet em alta velocidade também. De acordo com o secretário de telecomunicações do MiniCom, está em andamento o processo de capacitação dos governos municipais para trabalhar com tecnologia da informação. O objetivo do Programa Nacional de Banda Larga é levar, em 2011, internet em alta velocidade a 1.163 cidades.

 

De Brasília, Andréa Xavier

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.