Avisos de pauta

Cidades do Paraná vão testar tecnologia de internet e telefonia para zona rural

Curitiba, 15/02/2012 – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estará amanhã, quinta-feira, 16 de fevereiro, na cidade paranaense de Morretes, a 74 quilômetros de Curitiba, onde vai ser lançado o projeto-piloto de testes de uso da faixa de 450 MHz para levar serviços de telecom ao campo. A conexão vai ser ligada à escola rural Marumbi, mantida pela prefeitura da cidade, localizada a cerca de 5 km do centro, em direção à serra, com acesso por estrada de chão.  Atualmente, a localidade não conta com nenhum serviço de telecomunicação (telefonia fixa ou móvel, além de internet fixa e móvel). Também participam do evento o presidente da Anatel, João Rezende, e o presidente da Oi, Francisco Valim.

 

Os testes serão realizados ainda nos municípios de Antonina e Realeza, no Estado do Paraná, além de Manaus e Brasília (localidades selecionadas por possuírem diferentes aspectos geográficos). O objetivo da testagem é mostrar a importância da faixa de 450 MHz para levar telefonia fixa, telefonia móvel e banda larga para a população rural do Brasil.
 
O projeto-piloto de uso da faixa será realizado pela operadora Oi, para verificar o comportamento da faixa em termos de capacidade de cobertura e velocidade de tráfego de dados em diferentes condições de campo.
 
O edital de licitação da faixa de 450 MHz deverá ser publicado em abril deste ano, pela Anatel, e o leilão deverá ocorrer no mês de maio. A estimativa é que mais de 24 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam beneficiadas pelo sistema depois que a tecnologia começar a ser efetivamente implementada.
 
Dentro da política do Governo Federal de ampliação do acesso aos serviços de telecomunicações, a faixa de 450 MHz foi destinada para o atendimento rural e áreas remotas, devido a sua característica técnica de possibilitar a cobertura de grandes extensões geográficas com menor custo. A velocidade da conexão de dados será de aproximadamente 300 kbps.
 
O decreto nº 7.512/2011, assinado em junho do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, estabeleceu metas de universalização para serviços de telecomunicações. O decreto determina que o uso da faixa de 450 MHz deve promover a ampliação dos serviços de telecomunicações de voz e de dados nas áreas rurais e nas regiões remotas e fornecer banda larga, de forma gratuita, a todas as escolas públicas rurais situadas na área de prestação do serviço. A abrangência geográfica desses serviços deve ser de 30 quilômetros a partir da mancha urbana da cidade, em direção à área rural.

 

Serviço:
Haverá transporte especial para levar jornalistas interessados em cobrir o evento, partindo de Curitiba até a escola rural, em Morretes. O ponto de encontro será o Crowne Plaza de Curitiba, Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 600 - Setor Histórico, às 8h.

 

Contatos:

Assessoria de Imprensa do Ministério das Comunicações: Kleber Farias - (61) 9968-0797 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assessoria de Imprensa da Oi: Ronaldo Soares – (21) 8635-9291 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.