Ministro Paulo Bernardo começa hoje rodada de reuniões sobre Plano Nacional de Banda Larga

O primeiro encontro, nesta terça-feira, será com associações de provedores

Ouça aqui entrevista
O primeiro encontro, nesta terça-feira, será com associações de provedoresRepórter: O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, tem pressa para conversar com empresas de telecomunicações e provedores sobre a internet em alta velocidade no país. Uma semana depois de assumir o cargo, Bernardo já tem reuniões marcadas com representantes da sociedade civil. A primeira delas será nesta terça-feira com associações de provedores regionais. O objetivo é tornar a internet um serviço mais barato e acessível à população. Na visão do ministro, hoje, a oferta de banda larga é insuficiente, a qualidade fica aquém do esperado pelo consumidor e o preço é alto. A média encontrada no mercado é de cerca de cento e vinte reais nos serviços de internet por mês, valor que, na avaliação de Bernardo, não cabe no orçamento das famílias de renda mais baixa. O ministro lembra que os preços são regulados por contrato ou pelo próprio mercado, mas ressalta quais medidas são possíveis e devem ser levadas à mesa de negociações pelo governo.

Ministro Paulo Bernardo: Vamos negociar com todos os setores. Nós temos a Telebrás que está exercendo um papel de expandir. O governo vai fazer parcerias com as empresas de comunicação, com os provedores regionais. Temos algumas medidas que já foram adotadas no sentido da diminuição de impostos. Os estados estão dispostos a conversar também. Então, tudo isso, trazido para uma mesa, possibilitará e viabilizará o barateamento e a oferta em mais larga escala.

Repórter: A diminuição de impostos a que o ministro se refere está numa medida provisória publicada no dia 31 de dezembro de 2010. A medida isenta os modens da cobrança de PIS e Confins e reduz a zero a alíquota de IPI sobre outros equipamentos de telecomunicações.

Do Ministério das Comunicações, Andréa Xavier
Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.