Brasília – 1º/11/2012 – As novas regras de qualidade da internet estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já estão valendo. De acordo com os novos regulamentos, os clientes, que até então não tinham parâmetros objetivos para cobrar das operadoras, agora podem exigir que a velocidade instantânea da sua internet não seja menor do que 20% da velocidade estabelecida no contrato. Esse percentual vale durante doze meses e aumentará para 30% e 40% nos anos seguintes.
Ainda de acordo com as novas regras, as empresas terão que entregar uma média de velocidade correspondente a 60% do estipulado no contrato. A partir de novembro de 2013, o percentual será de 70% e, um ano depois, de 80%. Além de poder medir a velocidade de sua conexão no site da operadora, o cliente também terá acesso aos relatórios que serão publicados mensalmente na página da Anatel a partir de dezembro deste ano.
Para o gerente de projetos da Secretaria de Telecomunicações do MiniCom, Pedro Lucas, a medida deve estimular a competição no setor, visto que, tendo acesso às informações, o consumidor tende a ficar cada vez mais exigente. “Atualmente, a qualidade da internet é bastante subjetiva, pois depende apenas da percepção do usuário. Agora a população vai ter dados concretos para comparar e escolher a empresa e o plano que quer contratar”, explica. Segundo Lucas, com a transparência, a tendência é que as operadoras façam mais investimentos e melhorem a qualidade do serviço prestado.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000