Brasília, 13/12/2012 - Na próxima sexta (14), as redes de telecomunicações da cidade de Campinas (SP) e da Telebras serão integradas a fim de levar internet a preços populares à população, por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal.
Tanto a Ima quanto a Telebras vêm somando esforços há cerca de dois anos visando à implantação do PNBL, que prevê a prestação do serviço de internet de um Mbps ao valor máximo de R$ 35,00, já incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou ao valor de R$ 29,90 nos estados em que não há cobrança do imposto.
Nesse período, a Telebras estruturou o backbone, a espinha dorsal da rede, que atualmente conta com mais de 12 mil quilômetros de extensão e já conectada a mais de 600 municípios em todo o Brasil.
A Ima, por sua vez, foi estruturando a Rede Digital Campinas (RDC), a partir de um anel ótico construído por ela própria, conectado à Rede da Prefeitura de Campinas, que inicialmente era utilizada pela Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CimCamp) e que, no momento, está sendo expandida para interligar todas as unidades da Secretaria Municipal de Educação. Quando estiver concluída, esta rede terá cerca de 250 quilômetros de fibra óptica, abrangendo todas as regiões do município.
A RDC atuará, então, como o backhaul, isto é, a rede intermediária entre a rede da Telebras e as redes locais. Ao administrar a RDC, a Ima será um fornecedor de banda de internet no atacado para pequenos e médios provedores. Estes serão responsáveis pela chamada “última milha”, ou seja, a conexão do backhaul com os usuários finais.
Esta é uma importante ação de inclusão digital e social, pois estimula o empreendedorismo, ao mesmo tempo em que viabiliza a chegada da banda larga em regiões do município que, por não serem financeiramente atrativas, não são atendidas pelas grandes operadoras.
À Ima caberá, ainda, o papel de provedor da “última milha” diretamente para órgãos públicos de diversos níveis de governo, um dos objetivos centrais do PNBL.
Com a parceria com a Telebras, a Ima torna-se o agente local de uma política desenvolvida nacionalmente pelo Ministério das Comunicações com o objetivo de derrubar as barreiras que dificultam o acesso da população à informação e aos serviços públicos digitais. O benefício mais direto dessa parceria é a ampliação da concorrência, com o consequente aumento da oferta e redução de custos.
Serviço
Assinatura de contrato entre Ima, Prefeitura de Campinas (SP) e Telebras
Data: 14 dez 2012
Horário: 14h30
Local: Prefeitura de Campinas (SP) – Av. Anchieta, 200 – Campinas/SP
Assessoria de Comunicação da Telebras
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000