(Foto: Herivelto Batista)
O subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ulysses Melo, faz um balanço do Esplanada Sustentável e fala sobre as futuras ações do projeto no MiniCom
Em 2012, o Ministério das Comunicações aderiu ao projeto Esplanada Sustentável, uma iniciativa que tem o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. Para conhecer as ações já implementadas e saber quais os planos para 2013, a Assessoria de Comunicação conversou com o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ulysses Melo, responsável pela gestão do projeto no ministério.
O projeto Esplanada Sustentável é coordenado pelo Ministério do Planejamento. Como o MiniCom entrou no projeto?
Esta iniciativa surgiu no Ministério do Planejamento, como um programa de racionalização de despesas do governo e, como teve resultados importantes, outros órgãos foram convidados a participar, por meio de uma adesão voluntária. Nós aderimos de imediato, tanto que, apesar de o acordo só ter sido assinado em outubro, nós começamos a implementar as primeiras medidas em julho.
Inicialmente foi detectado que o MiniCom gastava com manutenção mais do que a média do valor gasto pelos outros ministérios. Que medidas foram adotadas para reduzir estes custos?
Bom, entre as medidas já adotadas estão a substituição das torneiras e a programação do sistema de ar-condicionado central de acordo com o clima, além da determinação de que os vigilantes realizem rondas noturnas para apagar as luzes das salas vazias. No entanto, nós sabemos que, junto com o ar-condicionado, os equipamentos responsáveis pelo maior consumo de energia em um prédio como o nosso são os elevadores. Por isso, nós estamos iniciando a substituição desses elevadores e vamos adotar um sistema interligado e inteligente, para que, quando alguém aperte o botão, apenas o equipamento que estiver mais próximo seja acionado, evitando gastos desnecessários.
(Foto: Herivelto Batista)
Já foi possível observar alguma economia decorrente destas medidas?
Sim, nós conseguimos diminuir em 18% o consumo de água, em quase 30% o custo com telefonia fixa e em cerca de 9% com telefonia móvel na comparação com 2011. Também economizamos 468 mil folhas de papel e 182 mil copos descartáveis em relação ao ano anterior. Veja bem, foram 182 mil copos plásticos que deixaram de ser descartados na natureza! Quanto à energia, ainda não tivemos uma redução significativa, mas estamos trabalhando muito para alcançarmos bons resultados este ano. Só com a substituição dos elevadores, por exemplo, nós esperamos diminuir em até 38% o gasto que temos com esses equipamentos – considerando que eles representam uma grande parte do nosso consumo de energia total, nós teremos uma redução bastante expressiva.

Que outras medidas estão sendo tomadas?
Nós vamos relançar a licitação para reformar o 9º andar do edifício sede. Vamos trocar toda a tubulação elétrica e hidráulica, além de substituir o sistema de refrigeração do andar, o que certamente vai ter um impacto positivo na conta de energia. Também vamos adquirir uma nova central telefônica, o que vai possibilitar o uso do sistema digital VOIP. Assim, será possível realizar chamadas via internet e diminuir os custos com as ligações telefônicas.
É possível economizar ainda mais?
Sim, há um espaço enorme para racionalizar as despesas administrativas. Nós acabamos de alterar o nosso contrato com a empresa que nos presta serviços na área de tecnologia da informação. Antes, o ministério pagava um valor fixo por cada funcionário e por cada hora trabalhada. A partir de agora, vamos pagar por produto, o que é muito mais adequado. Em 2013, nós queremos economizar em tudo o que for possível, desde os insumos até os serviços de manutenção predial, vigilância e limpeza.

Como está a adesão dos servidores?
Eu diria que aos poucos as pessoas estão se envolvendo. Agora mesmo nós estamos apostando na distribuição de canecas ecológicas como uma forma de convidar o servidor a economizar os copos descartáveis. Não queremos apenas cobrar, mas também retribuir de alguma forma. As canecas foram compradas por meio de uma parceria com a Associação dos Servidores do Ministério das Comunicações. Nós estamos trabalhando muito na sensibilização do servidor, fornecendo todas as informações necessárias e destacando que tudo o que a gente poupar vai ser aplicado em melhorias no nosso ambiente de trabalho. Na verdade, esse é um projeto em que todos ganham: o meio ambiente, a administração federal e o próprio servidor. Por isso é tão importante.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000