Vitória, 30/01/2013 - Parceria com o governo federal em ações para expandir a banda larga no Estado foi o pedido feito pelo Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante reunião com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, sede do governo do ES.

O Presidente da FAPES - Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do ES, Anilton Salles Garcia, manifestou grande interesse pelo Decreto sobre direito de passagem para a iluminação ou instalação de novas fibras óticas para projetos de banda larga.
Renato Casagrande destacou que o governo do Espírito Santo estaria disposto a assumir a administração dos telecentros já instalados ou que vierem a ser instalados no Estado, uma vez que considera que a situação financeira de muitos municípios poderia prejudicar que tivessem acesso a este Programa do Ministério das Comunicações. "Este é um modelo que dará sustentabilidade ao projeto no Estado", afirmou o Governador.
Casagrande reforçou o interesse na sinergia entre o governo estadual e os planos da Telebras para implantação do backbone com o objetivo de levar o serviço de banda larga a todo o Estado.
Paulo Bernardo disse que o pleito do governo do Espírito Santo vem ao encontro do objetivo principal do Ministério das Comunicações e uma determinação da Presidente Dilma Roussef que é ampliar o acesso da banda larga no país, a preços reduzidos. Destacou ainda a licitação da internet rural que irá atender às áreas mais remotas, onde não é possível chegar com fibra ótica e onde se faz necessária outra tecnologia, como de satélite.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000