Acordo entre teles e estádios para a Copa das Confederações
Brasília, 26/02/2013 -Dificuldades de acordo entre operadoras de telefonia e estádios das cidades sede da Copa das Confederações levaram o governo a promover uma reunião hoje em Brasília para tentar resolver o impasse. O Ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, e o Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernando, atuaram como mediadores já que como destacou Alvarez, o objetivo é "fornecer o serviço de melhor qualidade para o cidadão brasileiro".
Reunião Comitê (Foto: Herivelto Batista)
O Ministro Paulo Bernardo, de Barcelona, onde participa do Mobile World Congress, reforçou: " infraestrutura de comunicações faz parte da Copa. É igual refletor. Se não tem refletor não tem jogo".
Alvarez destacou que na reunião tratou-se das obras necessárias para a Telebras chegar com sua rede dentro dos estádios e uma mediação entre as operadoras e os representantes dos estádios nas cidades-sede. "Algumas questões não estavam na matriz de responsabilidades governo e Fifa, mas todos queremos o melhor hotel, o melhor estádio e o melhor sinal para os usuários de telecomunicações".
Para o melhor sinal, afirmou, é preciso que haja um reforço nas antenas internas dos estádios, o chamado equipamento "indoor" que exige uma série de providências de instalação e havia muita dificuldade entre as partes de se chegar a um acordo técnico -comercial.
Ressaltou que é grande a preocupação do governo em garantir que toda a infraestrutura esteja pronta para começar os primeiros testes de telecomunicações em 15 de abril. "O tempo é curto", afirmou.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000