Acessos em banda larga móvel crescem 1.800% em quatro anos

Brasília, 9/04/2013 – Os acessos em banda larga móvel no Brasil cresceram cerca de 1.800% no período de quatro anos, passando de 2 milhões em 2008 para 65 milhões em fevereiro de 2013, o que levou o país ao primeiro lugar na América latina na densidade de acessos em banda larga móvel. O dado foi passado pelo ministro Paulo Bernardo aos parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, durante audiência pública nesta terça-feira.

CCT MG 5386(Foto: Herivelto Batista)

Segundo Bernardo, o Brasil teve uma das maiores quedas de preço da banda larga entre os 155 países analisados pela União Internacional de Telecomunicações: 46% de 2010 para 2011 e o país já é o quarto maior mercado mundial para serviços de telecomunicações.

O ministro destacou ainda a aprovação da lei que flexibilizou a outorga de tv por assinatura e disse que em um ano de vigência da Lei, a Anatel recebeu 300 pedidos de outorga. Segundo Bernardo, em 2002 o serviço de TV por assinatura estava presente em 7% dos domicílios brasileiros e em 2012 cresceu para 27%.

Na audiência, Bernardo apresentou um resumo das ações do Ministério das Comunicações para incentivar e ampliar o acesso da internet no Brasil, destacando as desonerações já realizadas pelo governo para modems, tablets, construção de rede de fibra óptica e a medida de hoje que libera de impostos federais a venda do smartphone. Enfatizou que as desonerações são ações importantes, "fundamentais' para ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de telecomunicações.

Questionado sobre as ações para a Região Norte, o ministro afirmou que "pelas dimensões continentais" da região, não é possível o acesso, em alguns locais, por fibra óptica e destacou que a opção é o uso de satélite ou rádio, a tecnologia que será usada também para o atendimento com internet da área rural.

Clique aqui e veja a íntegra da apresentação de Paulo Bernardo na CCT

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.