País faz 8 milhões de recargas de celular por dia

Brasília, 21/05/2013 - No Brasil são feitas cerca de 8 milhões de recargas de celulares por dia, segundo estimativa apresentada pelo Secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, ao afirmar que acredita que o pagamento de contas via dispositivos móveis, contido na Medida Provisória 615 publicada ontem no Diário Oficial da União, será facilmente assimilado pela população brasileira.


Max BC MG 9741(Foto: Herivelto Batista)

Martinhão destacou que a operação será tão simples quanto passar um SMS e qualquer aparelho celular, seja com tecnologia 2G, 3G ou 4G estarão aptos a realizar as operações. Além disso, destacou que a infraestrutura do país para telefonia tem a capilaridade necessária para que o serviço chegue a todos os municípios do país.

Segundo o Secretário, o Ministério das Comunicações e o Banco Central deverão apresentar em 180 dias a regulamentação de como o serviço irá funcionar, se haverá limite de crédito para este tipo de pagamento e como irá funcionar a figura do Instituidor de Pagamentos, uma nova figura que pode sair da parceria de uma operadora com uma empresa de cartão de crédito ou com um banco e assim por diante. Esclareceu que esta figura do Instituidor de Pagamentos não poderá, por exemplo, realizar operações de crédito que são privativas das Instituições Financeiras.

"Este não é o objetivo da Medida", declarou. "O que queremos alcançar é aquela parcela da população que não tem conta em banco". Acrescentou que as novas tecnologias avançaram muito no mundo e vários países já adotam o sistema de pagamento eletrônico, o chamado "Dinheiro Digital" para pagar pequenas despesas.

Segundo Martinhão, informações passadas pelas operadoras que atuam no Brasil indicam que em dois anos o serviço poderá disponível para cerca de 50% da base de seus usuários, ou seja, cerca de 130 milhões de pessoas.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.