MC mostra interatividade da TV digital brasileira - Ministério das Comunicações Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial | Imprensa | Notícias | Institucionais | MC mostra interatividade da TV digital brasileira
Início do conteúdo da página
TECNOLOGIA

MC mostra interatividade da TV digital brasileira

Criado em Terça, 01 Dezembro 2015 14:40 | Última atualização em Quarta, 02 Dezembro 2015 10:26

Países que adotaram o padrão ISDB-T conhecem serviços e produtos desenvolvidos no Brasil

Brasília, 1°/12/2015 - O Ministério das Comunicações (MC) fez hoje (1°) uma demonstração dos recursos de interatividade do Sistema Brasileiro de TV digital para representantes de vários países que adotaram o padrão ISDB-T. A apresentação fez parte do encerramento da 7ª Reunião Anual do Fórum Internacional ISDB-T e 3ª Conferência Intergovernamental de Televisão Digital Terrestre, realizadas em Brasília, desde ontem (30/11).

Durante o processo de desligamento da TV analógica no Brasil, o governo federal vai distribuir conversores digitais para 14 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família. Esse aparelho vai conter aplicativos e permitir que os telespectadores acessem vários serviços de governo pela TV. Pelo controle remoto, os telespectadores poderão acessar ainda serviços de diversas categorias como trabalho, educação, saúde e finanças, além de informações sobre o programa Bolsa Família.

O secretário-executivo substituto do ministério, James Görgen, destacou que outros órgãos do governo brasileiro já estão desenvolvendo aplicativos que poderão ser embarcados no set top box. Segundo ele, uma questão que já começa a ser estudada é como regionalizar as informações que ficarão disponíveis ao público, visto que o Brasil é um país de dimensões continentais.

Forum-ISDBT copia 

Ao encerrar o encontro, o chefe da Assessoria Internacional do MC, Luiz Martins, afirmou que o Ministério vai disponibilizar todo o conteúdo técnico para os países integrantes do fórum. "A democratização dessas informações permite uma maior integração e troca de conhecimentos entre as nações sul-americanas", concluiu.

Dos 18 países que adotaram o padrão de transmissão da TV digital, 10 deles enviaram representantes ao fórum - Argentina, Chile, Equador, Costa Rica, Honduras, Peru, Venezuela, Paraguai, Japão e Brasil.

Ginga C
A interatividade será possível por meio do middleware Ginga C, que virá embutido no aparelho conversor. O produto permite a interação ocorra não só por meio dos aplicativos, mas também por vídeos interativos, o que torna a solução mais amigável para os usuários.

Fim do conteúdo da página