Berna, Suíça, 12/05/2011 – O programa de exportações via postal do Brasil, o Exporta Fácil, dos Correios, poderá servir de modelo para empresas de todo o mundo. É o que foi acertado entre o Brasil e a União Postal Universal (UPU) durante reunião plenária do Conselho de Operações Postais, que começou nesta quinta-feira, na cidade de Berna, na Suíça.
Foto: UPU 2011/A.Plattet

A Subsecretaria de Serviços Postais e Governança das Empresas Vinculadas do Ministério das Comunicações e a UPU anunciaram um acordo de cooperação com o objetivo de compartilhar a experiência brasileira de sucesso na implantação do projeto de exportação por objetos postais nos países da América do Sul.
O acordo deve ser assinado nos próximos dias e possibilitará à UPU, em parceria com o Brasil e com a participação de técnicos do MiniCom e dos Correios, desenvolver uma série de ferramentas que auxiliarão os governos dos países-membros da união a implementar em seus territórios projetos similares aos implementados no Brasil e nos países sul americanos.
Segundo a subsecretária de Serviços Postais e Governança das Empresas Vinculadas, Luciana Pontes, que está representando o MiniCom no encontro, no ano passado foram exportados mais de U$S 220 milhões em mercadorias pela via postal, alcançando o montante acumulado de US$ 1 bilhão desde 2000, ano em que as exportações por via postal foram implantadas no Brasil. Confira aqui o discurso da subsecretária.
“O sucesso da iniciativa ultrapassou nossas fronteiras e o governo brasileiro desenvolveu uma metodologia para disseminar essa experiência nos países da América do Sul. Hoje, esses países já colhem os benefícios da investir nos operadores postais transformando-os em verdadeiros parceiros das políticas de comércio exterior”, disse a subsecretária.
Peru, Uruguai, Colômbia e Equador já adotaram o modelo. Argentina e Chile também já estão trabalhando para implementar o projeto em suas redes postais.
O diretor-geral da UPU e o presidente do Conselho de Operações Postais destacaram, durante a reunião, a importância da cooperação para a comunidade postal global e agradecerem ao governo brasileiro pela participação no projeto.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000