30/03/12 - Correios cumprem metas de qualidade para prestação de serviços postais básicos

Brasília, 30/03/2012 - Os Correios cumpriram as metas de qualidade dos serviços postais básicos estabelecidos pela portaria nº 566/2011 do Ministério das Comunicações, em vigor desde dezembro. O levantamento do primeiro bimestre de 2012 aponta que a empresa superou sete das oito metas determinadas. Elas englobam o recebimento e entrega de cartas e cartões postais, impressos simples, encomendas não urgentes e telegramas.

Dentre as metas superadas, está a entrega de mais de 95% das cartas postadas e entregues no mesmo estado em até dois dias úteis — a meta é de 90%. A entrega de encomendas estaduais não urgentes em até quatro dias úteis, que também tem meta de 90%, alcançou 94,8%.

A superação também pode ser confirmada na entrega de impressos, tanto em âmbito estadual quanto nacional. O índice de entrega de impressos simples, para a mesma unidade da Federação, no prazo de até quatro dias úteis, superou em mais de 8% a meta, alcançando média de 98,7% nos primeiros dois meses do ano.

A meta de entrega dos telegramas, com prazo de entrega de até quatro horas, foi a única não alcançada. A empresa atingiu 94,33% na média de janeiro e fevereiro, sendo que a meta era de 95%. O não atingimento deve-se, principalmente, a problemas de atraso na transmissão eletrônica para postagens de grandes quantidades simultâneas de telegramas, que já estão sendo corrigidos.

Para a subsecretária de Serviços Postais e Governança de Empresas Vinculadas do MiniCom, Luciana Pontes, apesar do efeito de substituição provocado pelas tecnologias avançadas, a importância dos Correios se mantém atual: "São os Correios que poderão fazer chegar ao comprador, independentemente de sua localização geográfica, em um prazo considerado satisfatório pelo remetente e pelo destinatário, aquela mercadoria adquirida em uma loja virtual na internet, cujo fornecedor pode estar do outo lado do mundo".

A subsecretária ressalta ainda que as metas de atendimento e de entrega postal fixadas para os Correios buscam expandir a rede de unidades de atendimento da empresa a mais 1.500 distritos com população superior a 500 habitantes, assim como a entrega de objetos postais a mais 6 milhões de habitantes, até o final de 2015.

“Devemos estas conquistas ao profissionalismo dos trabalhadores da empresa, que se empenham em alcançar e superar metas, e às melhorias que foram feitas, em 2011, em infraestrutura, gestão de pessoal e tecnologia”, afirmou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira. Ele destacou que a expectativa é melhorar ainda mais os índices, já que para este ano estão previstos investimentos na ordem de R$ 847 milhões em agências, pessoal, centros de operações e terminais de carga.

Correios cumprem metas de qualidade para prestação de serviços postais básicos

 

Com informações do Departamento de Relações Institucionais dos Correios

Publicado em 30/03/2012

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.