10/08/11 - Bernardo: Rede de telecom não pode ter falhas na Copa


Foto: Herivelto Batista
10_08_11_IDC_Brasil_Conferencias_TI_Copa_Olimpiadas_IMG_1301_400pxBrasília, 10/08/2011 - O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira que a “rede não pode ter falhas na Copa” e o MiniCom é responsável junto à FIFA em garantir a disponibilidade de infraestrutura de telecomunicações que vão dar suporte aos jogos.

Segundo Bernardo, a Copa é um evento que depende da mídia, “de chegar a todos os cantos do mundo e qualquer falha nas comunicações é uma falha do evento como um todo”.  Destacou que todos os estádios deverão estar ligados a duas redes ópticas independentes, com capacidade para suportar 20 gigabits por segundo durante as partidas.

Bernardo explicou que a Anatel está fazendo uma “detalhada” análise técnica das redes existentes para identificar gargalos, “pontos sensíveis” e necessidades de investimento, acrescentando que a Telebrás fará os aportes de recursos para a construção de redes. Segundo o Ministro, a Telebrás fará o investimento em infraestrutura de rede e venderá capacidade para a operadora oficial da FIFA. Afirmou que “as fibras ópticas serão um grande legado. A infraestrutura será nossa e vamos vender o acesso”, disse Bernardo e acrescentou que a Telebrás conta com um orçamento de R$ 200 milhões para a execução da tarefa.

O Ministro das Comunicações disse que os investimentos públicos da Telebrás destinados à Copa 10_08_11_IDC_Brasil_Conferencias_TI_Copa_Olimpiadas_IMG_1482_400px“buscarão casar o atendimento às demandas da Copa e aos objetivos de uma infraestrutura pública de telecomunicações” e para isso, afirmou, “vamos buscar parcerias com estados e municípios que querem expandir suas redes de telecomunicações”.

Bernardo destacou ainda que além da capacidade das redes e da licitação para a telefonia 4G, a intenção é chegar em 2014 com um “setor mais dinâmico e competitivo”  e para isso, a Anatel está dando tratamento prioritário aos regulamentos que tratam da qualidade das conexões fixas e móveis à internet e do Plano Geral de Metas de Competição. Segundo o Ministro, “são dois instrumentos fundamentais para que o usuário tenha acesso a mais serviços e de melhor qualidade na sua internet e seu telefone”.

 

O Ministro Paulo Bernardo participou nesta quarta-feira, 10 de agosto, da solenidade de abertura do Evento “TI E TELECOM NA COPA 2014 E OLIMPÍADAS 2016” realizado em Brasília e que contou ainda com as presenças do Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante e do Esporte, Orlando Silva.  O Encontro foi promovido pelo IDC – International Data Corporation e pela Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.mc.gov.br
www.conexaominicom.mc.gov.br
(61) 3311 6587

 

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.