Com recursos do Funttel, CPqD testa internet rápida na faixa de 450 MHz

Objetivo é permitir que os serviços alcancem as áreas rurais e suburbanas do país

Campinas/SP, 24/02/2012 – Levar internet banda larga a áreas rurais e isoladas de todo o Brasil: este é um desafio que uma tecnologia desenvolvida no CPqD está prestes a vencer. Para isso, a fundação criou uma nova solução de rede sem fio de quarta geração baseada em LTE (Long Term Evolution), utilizando a faixa de 450 MHz. A tecnologia foi testada na manhã desta sexta-feira, em Campinas, nas instalações do CPqD, com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

  IMG 4912(Fotos: André Cacciatori/CPqD)

“Estamos confiantes com o sucesso do leilão que acontecerá em maio, para vencer o desafio da banda larga rural. O desenvolvimento do LTE na faixa de 450 MHz pelo CPqD contribui de forma significativa para que se ultrapasse as barreiras que impedem a oferta de banda larga nas áreas rurais e remotas do país”, afirmou o ministro Paulo Bernardo. A expectativa é que, com o leilão da frequência de 450 MHz, planejado para maio de 2012, o mercado potencial para essa tecnologia no Brasil atingirá cerca de 30 milhões de pessoas e 5 milhões de propriedades rurais.

“O LTE é a tecnologia mais avançada atualmente na área de comunicação sem fio em banda larga”, afirma Hélio Graciosa, presidente do CPqD - que desde 2010 trabalha no desenvolvimento de redes móveis 4G, em projeto apoiado pelo Funttel, do Ministério das Comunicações. Segundo o presidente do CPqD, o LTE na freqüência de 450 MHz é uma solução moderna, que oferece uma série de vantagens em relação às atuais tecnologias de terceira geração (3G), para a expansão da banda larga nas áreas rurais e remotas do país.

Dente as vantagens da tecnologia estão a maior cobertura, as taxas de transmissão mais altas (até 25 Mbps no download e 12,5 Mbps no upload), menor latência, melhor performance e a arquitetura totalmente IP.

 IMG 4945

A solução CPqD LTE na faixa de 450 MHz está sendo desenvolvida a partir da padronização do 3GPP (3rd Generation Partnership Project), adaptada a essa faixa de frequência. É composta de vários produtos: antenas, dispositivos de radiofrequência, split eNodeB e sistema de gerenciamento de rede. Todos começarão a chegar a partir do final de 2012, por intermédio da WxBR, empresa brasileira para a qual o CPqD vai transferir as tecnologias de produto - e que terá a responsabilidade por sua industrialização e comercialização no mercado global.

Nas próximas etapas do projeto, o CPqD tornará disponíveis também as tecnologias de gateways LTE com interface para redes Wi-Fi, de eNodeB externo, além de dispositivos móveis LTE, que oferecem aos assinantes acesso direto à rede. A tecnologia deverá estar disponível no mercado a partir do final de 2012.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CPqD

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.