Macapá, 02/06/2012 – O Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 1º de junho, no auditório do Museu Sacaca, na capital do Estado, a construção do linhão de fibra óptica que levará a internet banda larga para a região. A obra está orçada em R$ 32 milhões e é fruto do consórcio binacional Oi-Guyacom, que consiste no convênio entre o governo do Estado e a empresa de telefonia Oi. O custo foi dividido igualitariamente entre os parceiros.
O lançamento contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; do governador do Amapá, Camilo Capiberibe; do diretor da Oi, Carlos Cidade; do presidente da Telebras, Caio Bonilha; da diretora da Guyacom, Cristina Chung; do senador Randolfe Robrigues; e do coordenador da bancada federal do Amapá, deputado Evandro Milhomem.
Funcionário da Oi apresenta um dos caminhões com o equipamento que vai ser usado para a implantação do cabo de fibra óptica entre Calçoene e Oiapoque, no extremo norte do país, ao ministro Paulo Bernardo e ao governador do Amapá, Camilo Capiberibe. (Foto: Oi/Divulgação)
O ministro Paulo Bernardo ressaltou as dificuldades do Amapá com a conexão de internet. Bernardo parabenizou a iniciativa e disse que a parceria com a Oi foi uma articulação criativa do governo para resolver o problema de internet do Estado.
"A nossa visão é que a solução encontrada estabilizará a situação do Amapá. Com essa ação e mais o linhão que chegará em 2014, o Amapá terá uma ótima conexão de internet. O Governo do Estado demonstra, com essa medida, compromisso com o desenvolvimento do Amapá e nós, do Governo Federal, faremos a nossa parte", disse o ministro.
De acordo com o Governo do Estado, será construída uma infraestrutura de 230 quilômetros de cabeamento óptico, que irá de Calçoene a Oiapoque. A internet virá da Guiana Francesa, trazida pela empresa Guyacom, que levará o cabo óptico até Saint-Georges, naquele país. A previsão de conclusão dos serviços é de seis meses.
A chegada da banda larga deverá beneficiar as cidades de Macapá, Oiapoque, Santana, Ferreira Gomes, Porto Grande, Tartarugalzinho, Calçoene e Amapá, totalizando mais de meio milhão de pessoas favorecidas com o projeto de conexão.
Cerca de 400 quilômetros de fibras ópticas de uma rede já existente, pertencente à Eletronorte e administrada pela Telebras, também será iluminada para cobertura de banda larga em cidades do Amapá, em parceria com a empresa Oi. A medida vai possibilitar a ampliação da oferta de internet banda larga no Estado, substituindo e complementando o acesso via satélite, baixando consideravelmente o custo do serviço.
O presidente da estatal, Caio Bonilha, Bonilha, afirmou que o atendimento iniciará por Macapá, em parceria com a empresa Você Telecom, mas posteriormente será estendido também às demais cidades do Amapá. Segundo Bonilha, o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) chega ao Estado agora usando a tecnologia de transmissão via rádio, mas que até o final de 2013 estará presente também com fibras ópticas.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000