Brasília, 14/06/2012 - O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, depois da entrevista ao Bom Dia, Ministro da EBC, manifestou aos jornalistas grande satisfação com o resultado do leilão da tecnologia 4g, realizado pela Anatel no último dia 12 de junho. Segundo Bernardo, "o leilão mostra que o Brasil é visto como um país que vale a pena investir" e do "nosso ponto de vista, o resultado foi muito expressivo".
O Ministro acrescentou que o ágio médio de 34% é mais que satisfatório porque, segundo ele, as empresas terão que investir para fornecer a tecnologia e além disso, o edital incluiu obrigações de atendimento da área rural, de conteúdo nacional e de ampliar o acesso da tecnologia 3G nos locais onde não existe hoje acesso do serviço.
"O atendimento à área rural no Brasil não é uma tarefa trivial", destacou Bernardo, "em vista da extensão do país e da geografia muito diversificada em todo o território nacional, o que vai implicar em superar desafios", afirmou.
As empresas participantes do leilão "mostraram ousadia", afirmou o Ministro das Comunicações, já que o mundo está "em meio a uma crise econômica mundial e mesmo assim, uma empresa de capital espanhol se apresentou com lance de mais de R$ 1 bilhão e levou um dos lotes", disse. Segundo Bernardo, isso acontece porque "temos um ambiente regulatório bom e que vai melhorar; o país cumpre contratos, tem segurança jurídica e principalmente, um mercado em ascensão".
Bernardo destacou ainda que o leilão do 4G mostrou que o país terá competição no setor porque o mercado ficou dividido entre as grandes operadoras que já atuam no Brasil e duas novas que ingressaram. "Isso é um diferencial " porque, segundo destacou, o mercado mundial de telefonia é muito concentrado.
Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (Foto: Herivelto Batista)
O Ministro destacou ainda que espera o desenvolvimento da internet rural para superar uma lacuna no serviço oferecido ao campo, hoje praticamente inexistente. Bernardo esclareceu que já manteve conversas com os Ministros da Agricultura e o Desenvolvimento Agrário, além do Banco do Brasil para aumentar o acesso aos equipamentos de informática pelo homem do campo. "Podemos incentivar a compra de computadores no campo através dos financiamentos do PRONAF" disse Bernardo que vê nesta medida uma possibilidade de ampliação do acesso na área rural.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000