Brasília, 30/08/2012 - Cerca de 11 mil usuários da banda larga fixa já se cadastraram para ser voluntários do projeto de medição da qualidade do serviço, segundo levantamento da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). O cadastro de voluntários teve início ontem, conforme anunciado em entrevista coletiva à imprensa que contou com a participação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do conselheiro Jarbas Valente, presidente substituto da Anatel.
A EAQ selecionará, entre os usuários cadastrados, mais de 12 mil voluntários. Quem não for escolhido agora, pode ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários. As medições permitirão a avaliação das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com mais de 50 mil acessos: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponível no portal www.brasilbandalarga.com.br, bastando, para isso, informar dados pessoais e do serviço contratado. Não há data limite para o cadastro de voluntários. Funcionários das empresas analisadas não poderão participar do projeto.
Os selecionados pela EAQ não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Os voluntários receberão um aparelho batizado de whitebox, que fará a medição ao ser conectado ao modem/roteador de cada residência ou empresa. A aferição nos equipamentos instalados nos computadores será diária e ininterrupta. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.
Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.
Veja abaixo o vídeo em que o ministro Paulo Bernardo convida internautas de todo o Brasil a serem voluntários no programa
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000