Brasília, 27/09/2012 – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira, durante visita à fábrica da Ericsson, em São José dos Campos (SP), que a indústria brasileira de telecomunicações está correspondendo às medidas do governo para alavancar o crescimento do setor. O ministro discursou na cerimônia de comemoração da milésima estação rádio base para 4G produzida no Brasil.
“Obrigado por acreditarem nesse processo. Nós precisamos continuar avançando. Se nós sentarmos à mesa, vamos descobrir que faltam algumas coisas que precisamos fazer, outras que a indústria falta fazer. Temos políticas públicas capazes de dar conta de toda essas sofisticação tecnológicas que buscamos”, afirmou Bernardo.
Segundo Sérgio Quiroga, presidente da Ericsson para América Latina e Caribe, com o avanço da implantação das redes 4G pelas operadoras nos próximos anos, a fábrica deve ampliar sua capacidade produtiva em 10% por ano.
Segundo o ministro Paulo Bernardo, outras fabricantes já estão se preparando para produzir equipamentos compatíveis com a tecnologia 4G em solo brasileiro. Em junho, quando ocorreu o leilão da faixa de 2,5 GHz, a Anatel exigiu 60% de conteúdo nacional nos equipamentos que vão compor a infraestrutura da rede.
Brasil ganha mais um datacenter – Bernardo também participou da inauguração do novo datacenter da Embratel. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, na capital paulista. Segundo a empresa, a construção do centro representa um investimento de R$ 100 milhões.
O foco do centro é a computação em nuvem, que consiste no armazenamento de informações na rede mundial de computadores. Desse modo, os dados estão disponíveis com maior facilidade em qualquer parte do mundo, com base em critérios de segurança da informação.
(Foto: Douglas Asarian/Embratel)
“Temos um novo datacenter, um grande investimento, com tecnologia de última geração. O Brasil ainda tem muito a desenvolver nessa área. Temos conversado no governo sobre como adotar políticas públicas, como a computação em nuvem, para que avancemos muito, nas universidades e nas empresas”, disse o ministro das Comunicações.
As medidas - O Governo Federal tem adotado medidas para alavancar o crescimento da indústria nacional de telecomunicações. Uma delas é a lei nº 12.715, que entre outras medidas, cria o Regime Especial de Tributação do PNBL (REPNBL). Com a sanção da lei, a estimativa é que sejam antecipados, até 2016, investimentos da ordem de R$ 18 bilhões no setor. São desonerados IPI, PIS/Pasep e Cofins para a implantação de redes de telecomunicações com suporte à banda larga.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000