Na abertura do Futurecom, no Rio, ministro destacou que tecnologia vai ajudar a transformar o Brasil
Rio de Janeiro, 9/10/2012 - A missão do governo é prover o acesso de toda a população às tecnologias da informação, disse o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na abertura do Futurecom, na noite de ontem, no Rio de Janeiro. Segundo Bernardo, o brasileiro quer consumir aparelhos e equipamentos modernos e gosta de estar ligado à internet e às redes sociais.
Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na abertura da Futurecom (foto: Eliana Araújo))
Bernardo destacou que os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011, do IBGE, mostraram que os itens que mais cresceram nos lares brasileiros foram o microcomputador e os celulares. “Isso mostra o interesse do brasileiro por telecomunicações. E a indústria e as operadoras devem estar preparadas para atender a essa grande demanda”, reforçou ele.
O ministro lembrou as medidas mais recentes que foram tomadas pelo governo federal para incentivar investimentos no setor, como a desoneração de impostos para construção de redes de telecomunicações e na fabricação de smartphones.
Universalização
Bernardo afirmou que o grande desafio do governo agora é universalizar a internet e "tornar o Brasil uma grande plataforma de absorção de tecnologia". O ministro declarou ter convicção de que a tecnologia fará a transformação do Brasil e levará o país a ser a quinta economia do mundo e até passar adiante. "Mas isso não será possível sem um grande programa de inclusão digital", afirmou.
O ministro reforçou que o governo "acertou em cheio" ao realizar o leilão do 4G já em abril. "Não queremos ficar esperando que a tecnologia amadureça no resto do mundo para só então adotá-la. Temos que correr”, disse. Bernardo concluiu que hoje são 68 milhões de conexões móveis á internet no país. Em 2014, serão 130 milhões, afirmou, e devemos estar preparados.
O Futurecom, que está sendo realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, é o maior evento do setor de comunicação da América Latina. Composto por dois grandes blocos, o congresso internacional e uma feira, o evento recebe cerca de 15 mil pessoas de 40 países, além de centenas de expositores. A programação inclui palestras e debates com a participação de autoridades e empresários que discutem temas como as novas tecnologias e as principais tendências no setor de comunicação.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000