O Chairman da agência reguladora de telecomunicações dos EUA, a Federal Comunications Comission (FCC), Julius Genachowski, disse ao Ministro Paulo Bernardo, durante audiência na FUTURECOM, no Rio, que nos EUA o setor de telecomunicações tem as mesmas dificuldades para a implantação de infraestrutura de telecomunicações como instalação de fibras óticas, antenas, etc..
E as razões são as mesmas, ou seja, resistência e burocracia dos municípios para a construção de novas redes, instalação de antenas e satélites. Segundo Genachowski, a situação chegou a um ponto em que a agência reguladora editou recentemente uma norma em que se determina prazo limite para a autorização pelo município. Caso o prazo não seja observado, fica a operadora automaticamente autorizada a executar o serviço.
(Foto: Eliana Araújo)
O executivo da FCC manifestou grande interesse em conhecer as prioridades para o setor em termos de políticas públicas e destacou que vê grandes oportunidades no mercado brasileiro. Paulo Bernardo destacou os 260 milhões de dispositivos móveis no Brasil, o crescimento do mercado de TV por Assinatura que, segundo disse, vem crescendo a uma taxa de 30% . O ministro afirmou ainda que a grande prioridade no momento do governo federal é expandir o serviço de telecomunicações para todo o Brasil e com qualidade.
O Ministro das Comunicações disse a Genachowski que a meta do governo é universalizar a internet em 3 ou 4 anos e para isso "precisamos fazer um esforço para usar todas as tecnologias possíveis". Falou dos defeitos do "nosso sistema" como a alta carga tributária do setor e dos esforços do governo para superar as dificuldades.
João Rezende, Presidente da Anatel, também presente na audiência, discorreu sobre o leilão do 4G e a expectativa para sua implantação até a Copa do Mundo e os testes já em 2013 na cidades sede da Copa das Confederações. Falou da internet rural que entrou na licitação da faixa para o 4G e esclareceu as condições do edital que previa uma troca das empresas para viabilizar o acesso aos serviços de telecomunicações nas áreas carentes.
Bernardo destacou o programa do MEC que prevê tablets para os professores e afirmou que "nossa revolução será transformar a escola com acesso à internet e o professor às novas tecnologias".
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000