Copa do Mundo será vitrine para criatividade brasileira

Segundo o assessor da Secretaria-Executiva do MiniCom Fábio Koleski, evento é grande oportunidade para desenvolvedores de aplicativos para celular

Brasília, 18/10/2012 - A Copa das Confederações e a Copa do Mundo do Brasil serão os primeiros grandes eventos internacionais a contar com a tecnologia 4G. Isso trará uma série de vantagens aos participantes e organizadores do evento, que terão à disposição uma conexão à internet muito mais rápida, além de terem a possibilidade de usufruir de novos serviços que devem ser desenvolvidos.

Segundo o assessor da Secretaria-Executiva do MiniCom Fábio Koleski, essa é uma grande oportunidade para empreendedores e estudantes de tecnologia do Brasil: “Nós temos uma massa muito grande de desenvolvedores capazes de criar novos aplicativos para celular e a Copa do Mundo deverá ser uma grande vitrine para a criatividade brasileira”.

Koleski acredita que tanto a Copa do Mundo quanto às Olimpíadas deverão funcionar como indutores para o desenvolvimento do país. “Quando a gente conversa com países que já sediaram esses eventos, eles falam que o Brasil ganhou na loteria ao ter a chance de realizar a Copa e as Olímpiadas assim, seguidamente”, conta o assessor.

Para garantir a implementação da tecnologia 4G antes da Copa do Mundo, o edital da licitação realizada pela Anatel determinou como compromisso das empresas vencedoras oferecer o serviço nas seis cidades-sede da Copa das Confederações a partir de maio de 2013 e nas cidades-sede da Copa do Mundo a partir de dezembro de 2013. Nesta semana foram assinados os termos que permitem às operadoras iniciarem comercialmente a oferta dos serviços de quarta geração.

Para garantir a disponibilidade de serviços de qualidade durante a realização dos jogos, a Telebras está levando fibra óptica a todas as cidades-sede da Copa do Mundo. A Anatel também está adquirindo novos equipamentos necessários para o planejamento quanto ao uso do espectro, buscando garantir não apenas a prestação de todos os serviços de telecomunicações, mas a segurança desses serviços.

De acordo com Koleski, o Ministério das Comunicações está bastante otimista em relação à qualidade dos diversos serviços de telecomunicações durante a Copa. “Nós estamos nos planejando para isso. O Estado está exercendo o seu papel de regulador e fiscalizador com bastante eficiência”, avalia.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.