Fundação de Apoio à Pesquisa do estado é a segunda do país a abrir edital para inscrição de projetos
Brasília, 07/05/2013 - A Fundação de Apoio à Pesquisa do Acre (Fapac) promoveu nesta terça-feira o lançamento do programa Redes Digitais da Cidadania. A entidade vai lançar um edital para escolher projetos de Instituições Públicas de Ensino Superior e Instituições Científicas e Tecnológicas sediadas no estado que utilizem a tecnologia para a inclusão digital e o desenvolvimento social.
O Redes Digitais da Cidadania é um programa do Ministério das Comunicações lançado em 2012 que conta com a parceria de Fundações de Apoio à Pesquisa de 11 Estados. O objetivo é estimular os programas de extensão das universidades federais e instituições de pesquisa em iniciativas que utilizem a tecnologia em linhas temáticas como gestão pública, microempresas, trabalhadores e cultura.
Na solenidade de lançamento do programa, a secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, proferiu palestra sobre políticas de inclusão digital. A Fapac é a segunda entidade a lançar o programa. A primeira foi a Fundação Araucária, do Paraná, que recebe os projetos de instituições até o dia 22 de maio. O evento contou com a presença contou com a presença do vice-governador César Messias, e do presidente da Fapac, Pascoal Muniz.
Na parceria com o Acre estão previstos investimentos nos telecentros do programa Floresta Digital e em capacitações para os funcionários públicos que operam os sistemas de tecnologia da comunicação. “Mais de 70% dos funcionários das prefeituras de todo o Brasil nunca foram capacitados para operar os sistemas que eles mesmos utilizam, além disso, os bolsistas do programa vão visitar comunidades que nunca tiveram acesso às essas novas tecnologias, promovendo a inclusão dessas pessoas”, ressaltou Lygia Pulatto.
Este edital é o maior programa de extensão universitária já executado no Acre e deve comtemplar os 22 municípios. Além de levar inclusão, o governo pretende combater o analfabetismo.
Além do Paraná e Acre, fecharam o convênio com o programa as fundações de apoio à pesquisa da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Amazonas.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000